Organização Mundial
Para Educação Pré-Escolar

Notícias

REPI/MS BUSCA ADESÃO DE ONGS NO ESTADO

11/08/2011 às 11:13
Fortalecer a atuação da Rede Estadual pela Primeira Infância em Mato Grosso do Sul (REPI/MS). É com esse objetivo que a Organização Mundial para Educação Pré-Escolar (OMEP/BR/MS) realizou essa semana (9/8) uma reunião com organizações não-governamentais que desenvolvem trabalhos em prol de crianças de 0 a 6 anos.
 
“Tivemos sucesso em nossa busca por parceiros no poder executivo estadual e hoje a REPI-MS conta com a adesão de secretarias de estado. Temos conseguido apoio semelhante na capital e no interior, fato que evidencia o compromisso do poder público e muito nos alegra. Empreendemos esforços em nos aproximarmos das ONGs sul-mato-grossenses e nossa proposta de trabalho foi compreendida e muito bem recebida. O encontro foi muito enriquecedor e gerou sólidos compromissos em benefício das crianças sul-mato-grossenses”, afirma o diretor executivo do Instituto de Formação da OMEP (IFOMEP), Rodrigo Messa Puerta.
 
Ao total, 20 ONGs participaram da reunião. Além da estrutura, trabalho e instituições integrantes da Rede Nacional e Estadual, foi apresentado o Plano Nacional pela Primeira Infância (PNPI). “Temos um guia completo, elaborado a partir de estudos, pesquisas, necessidades que vão apontar como os gestores devem trabalhar para contemplar a criança de forma integral. O papel da Rede nos Estados e municípios é fazer os ajustes de acordo com a nossa realidade, com nossa diversidade e especificidades”, complementa Maria Aparecida Salmaze, presidente da OMEP/Brasil.
 
“Nossas crianças estão esquecidas. Uma rede como essa vai dar mais peso e mais voz às nossas necessidades. Precisamos nos mobilizar”, analisa Kelly Ribeiro Pereira, da ONG Creche Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Campo Grande. As instituições que já aderiram a Rede também estiveram presentes. “A OMEP e IFOMEP têm demonstrado o peso da rede ao convidar, além das ONGs, todas as instituições que atuam na primeira infância para, juntos, atuarmos com mais representatividade”, aponta Maria Cristina Felix Santos, coordenadora do projeto de Educação Patrimonial da Fundação de Cultura do Governo do Estado.
 
A REPI/MS, criada em abril de 2011, tem realizado reuniões mensais permanentes para debater estratégias de ampliação da adesão de instituições, de promoção da visibilidade dos participantes e da realização de discussões e ações propositivas para a primeira infância. “Somente dessa forma nossos direitos e os direitos de quem defendemos serão respeitados”, ressalta Maria Aparecida Salmaze.
 
Aniversário de Campo Grande, MS – a REPI/MS estará presente no desfile comemorativo do aniversario da capital do estado, no dia 26 de agosto. A secretaria executiva busca apoio para que todas as instituições membro portem um estandarte com a logomarca da Rede. Mais do que a divulgação do trabalho, a iniciativa tem por objetivo a reafirmação publica do compromisso assumido por essas instituições para com a primeira infância sul-mato-grossense.
 
REPI/MS – As instituições que já aderiram à REPI/MS foram a Aliança pela Infância, Casa da Criança Peniel, Congregação Católica, Conselho de Alimentação Escolar/SED, Conselho Municipal de Educação de Campo Grande, Espaço Imaginário Oficinas Artísticas, Fórum Permanente de Educação Infantil de Mato Grosso do Sul (FORUMEI-MS), Fundação Barbosa Rodrigues, FUNLEC/IESF, IFOMEP, MIEIB, SEDIMS, Secretaria de Educação das cidades de Campo Grande, Três Lagoas e Bela Vista, SEMAC, SEMED/CG, Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino (SINEPE/MS), UEMS, Núcleo Estadual do Observatório dos Direitos da Criança e do Adolescente, UCDB, UFMS, Undime, União dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME/MS) e União dos Escoteiros.
OMEP-MS

Veja mais

 

Imagens

Nenhuma imagem relacionada
 
Encontre