Organização Mundial
Para Educação Pré-Escolar

Notícias

PROFISSIONAIS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL RECEBEM CAPACITAÇÃO EM CAMPO GRANDE

11/04/2011 às 06:37

Aprimorar conhecimentos e fortalecer a relação entre profissionais da assistência social. É com esse objetivo que a Organização Mundial para Educação Pré-Escolar (OMEP/BR/MS), em convênio com a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Campo Grande, tem promovido a Capacitação para Educadores em Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O curso tem duração de 50 horas e está sendo realizado na sede da OMEP/BR/MS de 11 a 15 de abril.

 

Foto: Luciana Modesto / assessoria

foto: Luciana Modesto / Assessoria             

                      

“Esse curso representa um avanço em nossa atuação. A OMEP tem a preocupação de agir de forma abrangente tanto na Educação, na Saúde e na Assistência Social”, afirma Maria Aparecida Salmaze, presidente da OMEP/BR/MS, na abertura do evento. A capacitação conta com a participação de profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e de ONGs municipais. Pelo convênio serão realizadas três capacitações, que irão beneficiar 120 pessoas ao término do curso.

 

De acordo com a SAS, a ação irá abordar a necessidade de reflexão e busca constante de conhecimentos. “Essa interação proporciona a motivação dos profissionais e a melhora na sua autoestima. A parceria com a OMEP nos garante uma capacitação de qualidade em função de sua estrutura e da qualificação de seus profissionais”, aponta Eneida Cristina Gonçalves Ribeiro, gestora da SAS de Campo Grande. “A OMEP é uma instituição preocupada com a formação humana e profissional, é uma entidade que contribui efetivamente na capacitação das pessoas”, complementa Inês Mongenot, diretora de proteção Social Básica da SAS.

 

No primeiro dia do curso, os profissionais debateram a atuação da assistência social, sua finalidade e analisaram se os trabalhos desenvolvidos atualmente seguem o que têm preconizado as diretrizes nacionais de assistência social. “Tudo para mim é novidade e me alimento de cada palavra nova aqui”, diz Edenilza Borges de Almeida Silva, que está há dois meses na ONG Associação de Mães Trabalhando a Inclusão (AMATI). Após terminar o magistério no ano passado, Edenilza sonha agora com a formação em Pedagogia. A capacitação oferecida pelo convênio entre OMEP e SAS é a “primeira de tantas experiências”, afirma. Na ONG, Edenilza trabalha em um projeto de recreação para crianças de 4 a 12 anos. “Eu era dona de casa e estou apaixonada por essa nova etapa em minha vida. Hoje busco mais conhecimento em tudo o que envolve a Educação. Quero aprender sempre”, finaliza.

 

Para o professor de Educação Física, Waldir Barros, que trabalha na CRAS Lili Fernandes da Cunha, situado no bairro Rouxinóis, a capacitação vem agregar ao conhecimento que ele adquiriu em oito anos de atuação em Centros de Referência de Assistência Social. “Além da atividade física, tenho trabalhado com eixos sociais, aulas de cidadania, sociabilização e interação de crianças menos favorecidas e é preciso preparo constante”, analisa Waldir.

da Assessoria

Veja mais

 

Imagens

Nenhuma imagem relacionada
 
Encontre