PALESTRA SOBRE EDUCAÇÃO CONTINUADA MARCA ÚLTIMO DIA DO 28º ENCONTRO ESTADUAL DA OMEP/BR/MS

O 28º Encontro Estadual da OMEP/BR/MS ofereceu a palestra “Formação continuada dos professores no contexto brasileiro” na programação de sábado (17), em Campo Grande – MS. A conversa que fechou o evento, que durou três dias e reuniu mais de 900 pessoas, teve como proposta promover discussões, dinâmicas e levar apresentações culturais para professores da educação infantil e acadêmicos da área.

Para ministrar o tema, a professora Maria Cecília Amendola da Motta destacou inicialmente a importância da valorização do educador. “O professor é o profissional-chave para o desenvolvimento do país. Temos que ter consciência de que somos bons”, explicou. “A carreira docente precisa ser mais atrativa, com mais valorização e respeito”, completou.

Os alunos brasileiros estão estagnados no principal ranking de avaliação da educação básica no mundo, o Programa Internacional para Avaliação de Estudantes (Pisa), divulgado anualmente pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), com resultados ainda em níveis muito baixos. “No comparativo das últimas décadas, da proficiência de Língua Portuguesa e Matemática, a gente observa que o país não cresceu em nada”, afirmou Maria Cecília.

“A gente tem visto que a educação no Brasil estagnou-se nos últimos 20 anos e nós, professores, somos responsáveis por isso. Onde é que o Brasil está falhando na educação e na aprendizagem?”, refletiu.

De acordo com a professora Maria Cecília, essa situação mudará com um bom professor, que é aquele que tem domínio do conteúdo, conhecimento de como ensinar, entendimento sobre como os alunos aprendem e, fundamentalmente, o compromisso com a aprendizagem e o desenvolvimento integral de todos. E isso se dá por meio da educação continuada.

“Deve desenvolver a reflexão crítica da prática, oportunizando ao professor vivenciar novas experiências, novas pesquisas, novas formas de ver e pensar a escola”, destacou a mestre sobre a função da educação continuada. “É um momento de estudo, de pesquisa, de reflexão e só tem envolvimento se tiver significado”, finalizou.

Assista: http://www.omepms.org.br/encontro/