Semana começa com muita atividade, inclusive palestra sobre a importância do brincar

Abrindo as atividades da Semana do Brincar, o Instituto de Educação Marisa Serrano (IEMS), mantido pela OMEP/BR/MS, preparou muita brincadeira, informação e comilança para as crianças e seus familiares e responsáveis.
Pela manhã, as brincadeiras tiveram passe livre no pátio e na quadra da instituição; à tarde, a professora Erika Costa falou aos pais e aos responsáveis sobre a importância do brincar para o desenvolvimento das crianças.
A professora lembrou aos presentes a importância de perguntar aos filhos sobre o dia da escola, como brincadeiras e músicas novas, pois eles gostam de partilhar o que aprenderam, especialmente músicas novas. Também se devem oferecer aos pequenos brinquedos diferentes daqueles com os quais eles estão acostumados, como bambolê, pipa, pião, corda e bola, e brincar com eles por pelo menos 10 minutos. “Não basta apenas entregar o brinquedo para a criança, é preciso brincar com ela”, destacou Erika Costa.
Questionados sobre a importância do brincar, Eroni Costa Santos, avó de uma criança do Instituto, respondeu: “Criança que brinca se desenvolve melhor”. Outra resposta veio de Damião da Silva Jr., pai de um bebê, que se recordou de que a construção de uma pipa, junto com seu pai, foi um momento marcante para ambos. “Ficamos somente nós dois, eu e meu pai, construindo aquela pipa, e isso marcou meu pai, e a mim também.”
Encerrando sua explanação, a professora destacou que o trabalho do IEMS é um excelente ganho para as crianças, pois lhes oferece respeito ao tempo de aprendizado de cada uma, que é fundamental para seu pleno desenvolvimento.