FCG/Facsul faz visita técnica ao IEMS

Estudantes de Pedagogia da Faculdade FCG/Facsul conheceram as instalações da OMEP/BR/MS e do seu Instituto de Educação Marisa Serrano (IEMS), na tarde desta quinta-feira (18). Lideradas pelo professor Leandro Araújo, as acadêmicas visitaram todos os ambientes, como auditório, sala de vídeo, de estimulação, dos professores, de aula (berçários A, B e C, e níveis I, II e II), pátio, quadra interna e externa, parquinho, jardim, brinquedoteca, banheiros e refeitório, sempre fazendo observações e anotações das peculiaridades.
Elas tiveram contato com algumas professoras e crianças, e com a coordenação, que lhes explicou o funcionamento da instituição de forma ampla. Sempre acompanhadas pela representante do instituto, a secretária pedagógica Flávia Oliveira explicou-lhes o funcionamento e a finalidade de cada ambiente. “Esse é o ideal de espaço pedagógico para a primeira infância”, diziam.
Fazendo a conexão da teoria com a prática vista no IEMS, o professor Leandro Araújo sempre instigava as suas alunas a observar os incontáveis detalhes, como a organização do horário de uso do parquinho em cartaz afixado na grade, a destinação correta dos espaços e o direcionamento pedagógico adotado pela instituição, como os princípios de Lóczy, em que se inclui a figura do professor como um estimulador da aquisição de saberes, além de privilegiar o respeito ao tempo de cada criança e à adaptação do seu espaço, como biblioteca com acervo de fácil acesso da criança, e a decoração de todos os ambientes contemplando a atratividade visual desse público.