Semana do Brincar resgata brincadeiras antigas e recebe a comunidade local em ação cultural

A OMEP/BR/MS promoverá, de 22 a 27 de maio, sua Semana do Brincar, com uma série de atividades para as 180 crianças de zero a quatro anos, matriculadas no IEMS. A edição deste ano contará com a participação de convidados, parceiros da instituição, além de professores, coordenadoras e demais colaboradores, e resulta de parceria com a OMEP/BR/MS/Campo Grande e a Rede Estadual Primeira Infância (Repi/MS).
“A Semana é comemorada em todo o país, com atividades que valorizam a cultura de cada região, como jogos e brincadeiras ao ar livre, exposições, debates, apresentações culturais, entre outras iniciativas que privilegiam o universo do brincar”, explica Vera Sandri, coordenadora pedagógica da instituição e responsável pela programação da Semana do Brincar.
Das atividades preparadas pela coordenação em conjunto com as professoras, constam palestra para os pais e intensa programação voltada para as crianças, como recreação no pátio, pintura facial, desenhos, pintura com tinta caseira ou guache, fantasia, maquiagem e manicure, massinha, teatro aberto, cineminha, casa de boneca, atividades no parque, pula-pula, piscina de bolinha, barracas, brincadeiras antigas, como de roda, pula-corda, pneus, entre outras, danças e músicas com fantasia, gincana, teatro com professoras – Menina Bonita do Laço de Fita, João e Maria, Branca de Neve e Chapeuzinho Vermelho, manhã cultural e tarde com piquenique (lanche coletivo), banho coletivo (mangueira e piscina) e ação social.
A professora Érika Costa será a primeira convidada a se apresentar, ela fará, às 15h do dia 22, uma palestra para os pais, destacando a importância da rotina e do brincar para a criança na Educação Infantil. Outros convidados serão encarregados de contar histórias, tocar instrumentos e cantar para os pequenos, orientar trabalhos com tintas, fantasias e muito mais.
O encerramento será sábado (27), quando os portões do Instituto ficarão abertos durante o período matutino para receber a população do bairro Tiradentes e adjacências para uma ação cultural que envolverá pintura facial, confecção de bichinhos de balão, brincadeiras na piscina de bolinha, no pula-pula, canto de fantasias, do desenho e de manicure, contação de histórias e vídeo.
Toda a comunidade escolar do IEMS está envolvida na organização deste que é o maior evento do gênero no país.