Acadêmicas da UEMS de Dourados conhecem a rotina das crianças e das professoras do IEMS

Um grupo de 20 alunas de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), campus de Dourados, conheceu e interagiu com todas as turmas do IEMS, na manhã desta segunda-feira (17/4).
Lideradas pelas professoras Débora Silveira e Giana Yamin, as acadêmicas participaram da rotina das crianças do berçário às do nível III durante atividades no pátio e nas salas. A professora Giana explicou que este é o quinto ano que a instituição proporciona a seus alunos experiência semelhante na OMEP/BR/MS, o que sempre contribui com o aprendizado de cada um.
Para Liliane Sanches, do 4º ano, a oportunidade foi edificante, pois ela avaliou como bastante positivos vários itens observados na instituição, desde a recepção das crianças ao portão até a edificação dos espaços físicos com características de interação, como salas com parede de vidro, propiciando aos pequenos visibilidade de tudo o que acontece também fora da sala, bem como a quem chega ao pátio, que é ladeado pelas salas. "As crianças não ficam fechadas numa sala, separadas dos demais espaços, aqui elas veem quem chega, quem transita, elas veem tudo. Também seus familiares e funcionários da instituição as enxergam assim que chegam ao IEMS. Gostei muito dessa experiência."
Outra observação da universitária refere-se à ergonomia dos ambientes adaptados às faixas etárias dos educandos, como banheiros, refeitório etc., onde cada um pode usar mesas, pias e sanitários, por exemplo, apropriados a seu porte físico, o que lhes proporciona mais autonomia, auxiliando-os no seu processo de desenvolvimento. Destacou ainda a organização da instituição como um todo. "Eu levaria essa estrutura e essa organização para as instituições por onde passei", encerrou Liliane Sanches, declarando-se impressionada com o que viu no IEMS.