TRABALHANDO O FOLCLORE NA EDUCAÇÃO INFANTIL A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL INCLUSÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CADÊNCIA DA VIDA – VISLUMBRANDO EM CADA RITMO PRÓPRIO, A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA SOB A LUZ DA ATIVIDADE FANFARRA, PARA CRIANÇAS QUE INTEGRAM O PROJETO LUDICIDADE A IMPORTÂNCIA DO DESENHO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS PEDAGÓGICOS NA APRENDIZAGEM DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AFETIVIDADE E ARTE: contribuições para o desenvolvimento infantil O RESGATE DOS JOGOS TRADICIONAIS COM ENFOQUE SUSTENTAVEL REFLEXOS DAS MANIFESTAÇÕES DE GÊNERO NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL MÃOS EM AÇÃO E UM OLHAR PARA O FUTURO: RELATOS SOBRE SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO INFANTIL A LUDICIDADE CONSTRUINDO A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Construção do conhecimento musical... Com que finalidade? A LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL CONTRIBUIÇÕES DO JOGO PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA O VALOR DO EDUCADOR NOS AMBIENTES ESCOLARES INCLUSÃO ESCOLAR: A PERCEPÇÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL “A UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE 4 E 5 ANOS REFLEXÃO ACERCA DAS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE – MS O BRINCAR E O BRINQUEDO COMO ELEMENTOS ESSENCIAIS NO DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL BRINCAR É - EXPLORAR A CULTURA DO MOVIMENTO CONTAR HISTÓRIAS: UMA AÇÃO IMPORTANTE PARA A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL HISTÓRIA DE VIDA: OS ESTUDANTES DA EJA DE DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAMPO GRANDE-MS A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NO FAZER PEDAGÓGICO POR MEIO DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS A IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA PROCESSO FONOLÓGICO NA COMPOSIÇÃO DA PRONÚNCIA DO “R” ANDROFLEXO NO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL BRINCAR E CONTAR HISTÓRIAS, RESGATES NECESSÁRIOS ALTAS HABILIDADES - SUPERDOTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL O BRINCAR NO BERÇÁRIO: ENTRE O CUIDAR E O EDUCAR, A LUDICIDADE REFERENCIAIS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE O EIXO NATUREZA E SOCIEDADE ANÁLISE DA FÁBULA DE LA FONTAINE “O LEÃO E O RATO” E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A LINGUAGEM A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL BRINCANDO E APRENDENDO, O LÚDICO NOS PROCESSOS DE ENSINOAPRENDIZAGEM COM CRIANÇAS DE QUATRO E CINCO ANOS CRIANÇA(S), INFÂNCIA(S) E A SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA: DESAFIOS PARA A DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLOGICOS NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PRÁTICAS DE LEITURA E A SUA IMPORTÂNCIA PARA OS ANOS INICIAIS COMO INSERIR OS CONCEITOS BÁSICOS DE ECONOMIA DOMÉSTICADE MANEIRA TRANSDICIPLINAR NA MATRIZ CURRICULAR DO ENSINO FUNDAMENTAL A MUSICALIZAÇÃO COMO MEIO DE SOCIALIZAÇÃO PARA CRIANÇAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE CRIANÇA INDÍGENA A DOUTOR EM EDUCAÇÃO: UMA HISTÓRIA DE LUTAS E CONQUISTAS A IMPORTÂNCIA DA MUSICALIZAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PEDAGOGO SOCIAL E SUA ATUAÇÃO EM PROJETOS SOCIAIS ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE OS BENEFÍCIOS DA EDUCAÇÃO PRECOCE BRINCAR NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA LÚDICA E SIGNIFICATIVA JOGOS E BRINCADEIRAS NO DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL BRINQUEDOTECA EM CLASSE HOSPITALAR O TRABALHO DA COORDENAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA: POSSIBILIDADES E INTERVENÇÕES BRINQUEDOTECA HOSPITALAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES A INFÂNCIA NA CRECHE: DA CURIOSIDADE AO CONHECIMENTO APRENDIZAGEM LÚDICA POR MEIOS DE JOGOS E BRINCADEIRAS
OS JOGOS E SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL ERA UMA VEZ... A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NA PRÁTICA DO PROFESSOR EDUCAÇÃO INFANTIL: PLANEJANDO A PRÓXIMA DÉCADA A IMPLANTAÇÃO DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NA REDE PÚBLICA DE ENSINO EM CAMPO GRANDE-MS POLÍTICAS DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL O RESGATE DOS JOGOS TRADICIONAIS COM ENFOQUE SUSTENTAVEL PARANGOLÉ: PERFORMANCE NO AMBIENTE ESCOLAR A MEDIAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR NA ESCOLA BRINCANDO E APRENDENDO COM A MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL INFÂNCIA DE ONTEM, CRIANÇAS DE HOJE. DILEMAS E PERSPECTIVAS O CORPO CÊNICO DO CONTADOR DE HISTÓRIAS: OS DESENVOLVIMENTOS ARTÍSTICOS E PEDAGÓGICOS DO SER QUE ENCANTA ORGANIZAÇÃO E FUNCIONALIDADE DA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR: UM ESTUDO DE CASO TEORIA E PRÁTICA: PLANEJAMENTO E AÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS: LÚDICO E APRENDIZADO PARA RESULTADOS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA UTOPIA? A importância de jogos pedagógicos no desenvolvimento da matemática para jovens e adultos – EJA OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS COMO FORMA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO NOS DIFERENTES MODOS DE ENSINAR LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM CONTO QUE CONTA UMA LEITURA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO POR MEIO DO TEATRO SEXISMO: UMA REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS MÚSICA, MUSICALIZAÇÃO E BRINCADEIRAS CANTADAS: CANTANDO E ENCANTANDO BEBÊS Violência Contra Criança no Mato Grosso do Sul e a Mídia Digital O GRAFISMO INFANTIL E IMPLICAÇÕES DA PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO DE CASO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO ESPETÁCULO “UM POR TODOS E TODOS PELO PLANETA”: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE – MS A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: TECENDO REFLEXÕES DIÁLOGOS SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS NA REDE DE ENSINO REGULAR SABERES E SABORES DOS POVOS INDÍGENAS E AFRICANOS (AFRODESCENDENTES): UMA ABORDAGEM DIDÁTICA E PRÁTICA COMO PROPOSTA PARA QUALIDADE DE VIDA. Rotina na Educação Infantil: Reflexões acerca da prática educativa COMO TRABALHAR A SEXUALIDADE DAS CRIANÇAS EM IDADE DE 5 A 6 ANOS? PAIS E PROFESSORES ESTÃO PREPARADOS OU REPRIMEM ESSA FASE DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA? ALFABETIZAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL A CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM NA LITERATURA INFANTIL: UMA LINGUAGEM SIMBÓLICA DO BRINQUEDO LIVRO DE PANO O SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL: uma breve análise de seu desenvolvimento A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO: O BRINCAR NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL EDUCADOR BRINCANTE: PRÁTICA X TEORIAS AS INÚMERAS CONQUISTAS, POR MEIO DA CAPOEIRA, À CRIANÇAS DE BAIRRO DESFAVORECIDO DA CAPITAL SUL-MATOGROSSENSE
PROJETO: BRINCANDO E APRENDENDO COM VINICIUS DE MORAES A IMPORTÂNCIA DO JOGO NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL O DESENVOLVIMENTO MOTOR ATRAVÉS DAS BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITAS POSSIBILIDADES A INDISCIPLINA ESCOLAR E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL RACIOCÍNIO LÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM LÚDICA OS BENEFÍCIOS E DESAFIOS DA INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL O ESTUDO DAS CIÊNCIAS HUMANAS NO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL A NEUROEDUCAÇÃO E O LÚDICO NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PRÁTICAS DAS PROFESSORAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NA PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇAÕ E LETRAMENTO A ADAPTAÇÃO COMO COMPONENTE DO PLANEJAMENTO: ENTRE AS CRIANÇAS, A INSTITUIÇÃO E A FAMÍLIA A POLÍTICA E A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS LEGAIS: O QUE QUEREM AS (OS) PEQUENAS (OS)? ESPAÇO PARA CORRER, PULAR, SALTAR, BRINCAR... OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA AÇÃO LÚDICA A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL ARTE E EDUCAÇÃO PELO SENSÍVEL: CONTRIBUIÇÃO PARA A RELAÇÃO ENTRE FAMILIA E ESCOLA A LIBRAS COMO MEDIADORA NO PROCESSO DE INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NO ENSINO REGULAR EM CAMPO GRANDE/ MS DILEMAS E DIFICULDADES DO INÍCIO DA CARREIRA: COM A PALAVRA OS PROFESORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL ABORDAGENS SOBRE O UNIVERSO DA ARTE NA INFÂNCIA: OLHARES DE PEDAGOGAS Análise de administração de duas Escolas públicas, uma municipal e uma Estadual de Campo Grande MS A PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCOLARES NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL POLÍTICA PÚBLICA DE ALFABETIZAÇÃO: implementação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa na Rede Municipal de Ensino de Bataguassu – MS. O USO DO COMPUTADOR COMO RECURSO TECNOLÓGICO NA APRENDIZAGEM COLABORATIVA A GESTÃO DEMOCRÁTICA COMO AGENTE CONDICIONANTE DA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE A PRÁTICA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO OS REFERENCIAIS CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE INFANTIL POR MEIO DA ARTE CONCEPÇÕES DOS ALUNOS SOBRE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS -EJA A EXECUÇÃO DO PNAE NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE-MS O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA FALA: A PRIMEIRA DIFICULDADE COM AS CRIANÇAS PEQUENAS FOI O CHORO! DAÍ EU FIZ MÁGICA!!!! O JOGO COMO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A IMPORTÂNCIA E O TEMPO DE BRINCAR PARA CRIANÇAS COM A FAIXA ETÁRIA ENTRE QUATRO E SEIS ANOS O BRINCAR COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM ENTRE ALUNOS DE 04 A 05 ANOS Análise da Importancia da pratica da Ludicidade , jogos e Brincadeiras na Educação Infantil Campo Grande MS TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL – Quando o encontro acontece? OS PREDADORES DAS BORBOLETAS EM SEU INÍCIO DO BORBOLETEAR: MEMÓRIAS DE PROFESSORAS INICIANTES NOS PRIMEIROS ANOS DE CAMINHADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PERPESCTIVAS DO PEDAGOGO NO ENSINO DA ARTE NOS ANOS INICIAIS UMA CENOURA FELIZ COM SEUS CABELOS VERDES: PROJETOS DE TRABALHO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL A ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DA CRIANÇA: NARRATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE 3 A 5 ANOS O DIÁLOGO ENTRE AS EMOÇÕES E A APRENDIZAGEM A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO APRENDIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL OFICINAS DE BRINQUEDOS REUTILIZANDO MATERIAIS RECICLÁVEIS COM ESTUDANTES DO 3º ANO DO FUNDAMENTAL, E PARA A COMUNIDADE ESCOLARUMA PROPOSTA DE GERAÇÃO DE RENDA A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA INFÂNCIA RELATO DE EXPERIÊNCIA: BRINCANDO E APRENDENDO : UM FAZ DE CONTA QUE CONTA DANDO VOZ ÀS FIGURAS MASCULINAS QUE ATUAM COMO PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CAMPO GRANDE - MS. A UTILIZAÇÃO DA HORTA ESCOLAR COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PRÁTICA VIÁVEL DISLEXIA: COMPREENSÃO DO TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS DE ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE/MS DESAFIOS PEDAGÓGICOS PARA A INCLUSÃO DO AUTISMO NAS ESCOLAS REGULARES UMA ESCUTA SENSÍVEL ACERCA DO SENTIDO DA LUDICIDADE NA PRÁTICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL A LITERATURA INFANTIL COMO LINGUAGEM SIMBÓLICA PARA O PROFESSOR: UM OLHAR EM FENOMENOLOGIA AS POSSIBILIDADES DEDESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN POR MEIO DA DANÇA CONCEPÇÕES SOBRE O CUIDAR E O EDUCAR NA VOZ DAS CRIANÇAS EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM DIÁLOGO DA PRÁTICA DOCENTE ENTRE A EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS À GARANTIA DE DIREITOS DA CRIANÇA A CRIANÇA NO CEINF: ENTRE O CUIDAR E O EDUCAR RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: A PRÁTICA DO DIÁLOGO NA SALA DE AULA PASSOS E DESCOMPASSOS DOS DIREITOS HUMANOS EM SE TRATANDO DOS DIREITOS DA CRIANÇA JOGOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL